Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Loja on-line
Últimos assuntos
» O voto nulo é um ato político válido?
Ontem à(s) 00:13 por Adrianosouza

» O poder de transformação da leitura
Ter Ago 26 2014, 20:37 por MarinaG

» A Internet no mundo de hoje
Ter Ago 26 2014, 14:04 por windsonbra

» Tema: educação brasileira
Seg Ago 25 2014, 02:12 por danysantoss

» Tema: educação brasileira
Seg Ago 25 2014, 02:12 por danysantoss

» Tema: educação brasileira
Seg Ago 25 2014, 02:11 por danysantoss

» Tema: educação brasileira
Seg Ago 25 2014, 02:11 por danysantoss

» Os problemas sócio-educacionais na atualidade do Brasil
Dom Ago 24 2014, 18:40 por chestudante

» Trotes violêntos nas universidades
Sab Ago 23 2014, 18:19 por Évila Lima


tema: a influência da televisão na cultura brasileira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

tema: a influência da televisão na cultura brasileira

Mensagem  Bruna Fonsêca em Sex Mar 21 2014, 11:13

A Era das Comunicações gera forte influência no cotidiano do homem moderno, pois passou a ultrapassar as fronteiras de tempo e de lugar. Tal paradigma é visto na sociedade brasileira, intrinsecamente influenciada pela televisão que ora ganha o papel de "mocinha", ora de "vilã".
    Por um lado, a capacidade da televisão de interferir no comportamento do indivíduo moderno é usado por mentes críticas e, até, responsáveis a fim de tornar as ideias, na atualidade, condescendentes a uma realidade melhor. Assim, vide alguns trabalhos da teledramaturgia brasileira brasileira, como os personagens Félix e Niko que ganharam, pouco a pouco, a torcida brasileira que também passou a a condenar atitudes homofóbicas, representadas pelo personagem César. Dessa forma, vê-se que a criatividade envolvente dos autores podem tornar o homem um ser que respeita as escolhas de cada um.
    Por outro lado, a capacidade alienadora pode, ainda, inserir padrões que, justamente, desrespeitam a liberdade do outro. Isso deve-se à lógica capitalista que, por  meio de anúncios e propagandas, dita o padrão de beleza e de consumo, causando marginalização e, até, bullying para aqueles que não seguem tais ditames. Logo, vê-se o lado perverso dessa mídia.
   Intensificando tal papel, há, ainda, a divulgação da parcialidade dos fatos, manipulando, assim, as informações de forma a prevalecer um ponto de vista escolhido previamente, furtando, dessa maneira, do telespectador a liberdade de pensamento e de assimilação do que é certo e errado, como ocorrera na ditadura militar coma Rede Globo.
   A televisão pode ter um papel construtor na sociedade assim como contribuir com o lado maléfico dela. Dessa forma, é preciso que o brasileiro desenvolva o senso crítico a fim de tornar-se senhor de suas ideias, sabendo, portanto, distinguir e assimilar as boas ideias bem como descartar as más. Isso por meio da educação de qualidade e da prática da leitura, que abrem novos horizontes, bem como da continuidade do papel de mentes brilhantes que usam o malefício da alienação como arma da razão para construir um país melhor.

Bruna Fonsêca

Mensagens: 1 Data de inscrição: 21/03/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum